top of page
  • Foto do escritorNilmar Silva

Identificando preconceitos contra pessoas LGBTQIAP+ no trabalho.

Não raro, o ambiente de trabalho costuma ser um dos “armários” nos quais pessoas LGBTQIAP+ se mantém, mesmo depois de se assumirem para amigos, familiares, etc.

Talvez um dos elementos que componham essa realidade seja o fato de que, diferente dos círculos sociais mais íntimos (amigos e familiares), o campo do trabalho tenha marcas ainda mais profundas, às vezes, de machismo, misoginia e “compulsão à heterossexualidade” (usando um termo conhecido da filósofa Judith Butler). Piadas, comentários desagradáveis, preconceito explícito ou velado são algumas das manifestações de LGBTQIAP+Fobia que precisam ser minimizadas, o quanto possível, visando o básico que qualquer pessoa (inclusive heterossexual) PRECISA: respeito.


Dessa forma, separei aqui 05 situações que podem ser identificadas como preconceito contra pessoas LGBTQIAP+ no trabalho que podem ajudar nesse diagnóstico:

1) Chamar alguém de “viado, bicha, sapatão, gay”, com tom de xingamento;

2) Criação de grupo de pessoas (as famosas panelinhas), excluindo outras por questões de gênero e/ou orientação sexual;

3) Impedimento de que alguém exerça alguma atividade profissional ou seja promovida de cargo por causa de seus trejeitos, modo de se vestir, andar, gesticular, etc;

4) Uso de apelidos pejorativos que humilham e estigmatizam;

5) Impedimento do uso de banheiro de acordo com a identidade de gênero da pessoa, identificando-a de modo diverso do correto e dificultando o uso do banheiro desejado.


Como pode ser visto, estas são apenas algumas situações possíveis de registro de LGBTQIAP+Fobia no trabalho.

Tão importante quanto as denúncias, é também essencial criar um clima organizacional de acolhimento, que começa nas contratações, inclusive!


Ah, e uma pesquisa rápida:

1) Você já sofreu ou já presenciou o sofrimento de alguém sobre esse tipo de preconceito no trabalho?

2) Na empresa em que você trabalha, quantas pessoas LGBTQIAP+ estão em postos de liderança e/ou assumem cargos de chefia?





8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page